(41) 3339-4251 | (41) 3339-2932 | (41) 3044-3251 | (41) 99898-4251Whats up
contato@michaeliscirurgiavascular.com.br

Entre em contato conosco!

Tratamentos

Cirurgia endovascular

O que é cirurgia endovascular?

Cirurgia endovascular é uma sub-especialidade da cirurgia vascular em que realizamos o tratamento das doenças circulatórias, utilizando cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas (monitores).

Quais os principais objetivos da cirurgia endovascular?

A cirurgia endovascular tem como objetivos principais minimizar a agressividade cirúrgica, evitando-se as grandes incisões e as cicatrizes. Com isto diminui o tempo da intervenção, reduz o tempo de internação, e os custos hospitalares são, em geral, menores. Além do fato de propiciar tratamento para pacientes com alto risco para cirurgia convencional (aberta).

Qual o ambiente e como é feito este procedimento?

O ambiente usado para este tratamento tanto pode ser a sala de hemodinâmica como o centro cirúrgico.

O procedimento é feito mais comumente pelo cateterismo (punção) dos vasos ou ainda pequenas incisões cirúrgicas, preferencialmente na virilha (acesso femoral) ou no membro superior, sob anestesia local (as outras anestesias são usadas conforme necessidade) sempre com o acompanhamento do anestesiologista.

Quais doenças vasculares podem ser tratadas com esta técnica?

Através destas técnicas é possível o tratamento de doenças arteriais e venosas.

Como podem ser tratadas as doenças arteriais?

Os sintomas arteriais mais comuns são a claudicação (dor na musculatura das pernas em caminhadas), dor em repouso e as úlceras isquêmicas.

As patologias arteriais tratadas são as obstrutivas, conhecidas como obstrução à passagem do sangue, ou as dilatações (aneurismas). Para as obstruções utilizamos o cateter-balão e os "stents" (pequena estrutura metálica usada para manter o vaso no calibre desejado) e para o tratamento dos aneurismas utilizamos as endopróteses, que são tubos colocados por dentro da artéria.

Angioplastia com Stent

Tratamento para artérias: carótidas, renais e jubclavias; membros inferiores e em demais partes do corpo.

Endopróteses

Tratamento para correção de aneurisma, na aorta abdominal e toráxica. E, dependendo da localização, em demais partes do corpo. 

Como podem ser tratadas as doenças venosas?

As doenças venosas, como as tromboses, também podem ser tratadas pela técnica em que, através do cateter, injetamos uma substância que atua dissolvendo os trombos formados, possibilitando também a utilização do cateter balão e os stents e consequente recanalização do vaso.

Para as varizes, a cirurgia é a técnica de escolha, mas cada vez mais se estudam outras maneiras de se prevenirem as varizes e a cirurgia endovascular pode apresentar uma boa alternativa.

Outros tratamentos

  • Angioplastia de Carótida

    Realizado cateterismo através da artéria femoral, após realiza-se colocação de stent na carótida, assim realizamos angioplastia.

  • Cirurgia vascular

    Cirurgia arterial (aneurisma, carótida, pontes para revascularização); Cirurgia venosa (cirurgia de varizes, microcirurgia de varizes); Escleroterapia MMII. O que é cirurgia vascular? Cirurgia vascular é a parte da medicina que trata das doenças que atingem todo o sistema vascular do organismo, a exceção…

  • A Escleroterapia

      Vasinhos e varizes deixam as pernas feias, logo cuidar delas é um procedimento estético, certo? ERRADO! O tratamento para secar vasinhos e varizes, também conhecido como escleroterapia, é um procedimento que requer cuidado e capacitação profissional não apenas para realizá-lo, mas também, e antes…

  • As varizes com tratamento com espuma

    Introdução As varizes acometem cerca de 20-30% dos adultos. A insuficiência da veia safena magna é a forma mais comum de insuficiência venosa em pessoas que apresentam sintomas. Pessoas com insuficiência venosa podem ter os seguintes sintomas: fadiga, dor, edema e cãimbras nas pernas. Insuficiência…

NEWSLETTER | Cadastre-se para receber nossas publicações.