(41) 3339-4251 | (41) 3339-2932 | (41) 3044-3251 | (41) 99898-4251Whats up
contato@michaeliscirurgiavascular.com.br

Entre em contato conosco!

Doenças Vasculares

Traumatismo Vascular

O que é traumatismo vascular?

O traumatismo vascular é a destruição dos vasos sangüíneos que nutrem importantes áreas do organismo. Esta perda de integridade interrompe abruptamente o suprimento de oxigênio para os tecidos, carreado pelo sangue, levando à morte dos mesmos.

Quais as causas?

A violência nos centros urbanos e os acidentes de trânsito e trabalho são os principais responsáveis pela maioria dos traumas vasculares.

Qual a importância?

É a segunda causa de morte no mundo e a primeira entre a faixa etária até os 40 anos, refletindo com importante conotação sócio-econômica para o país.

Qual o quadro clínico e diagnóstico?

O quadro clínico pode ser variado conforme o tipo de agente etiológico (faca, projétil de arma de fogo, acidentes etc), a localização do ferimento vascular e as manifestações provocadas por lesões associadas neurológicas, de ossos e articulações e de tecidos moles (músculo, sub-cutâneo e pele).

O diagnóstico é facilmente realizado pela presença de hemorragia através da área lesada, hematoma que aumenta de volume e pela diminuição da temperatura e palidez do membro afetado, corroborado pela ausência de pulsos distais à lesão.

Em Alguns casos faz-se necessário a realização de métodos diagnósticos como o ecodoppler e arteriografia, para melhor elucidação do caso.

Qual a conduta a ser tomada frente a um traumatismo vascular?

A conduta a ser tomada é a mobilização de equipes de atendimento pré-hospitalar (por ex: SIATE, SAMU etc) para transferência do paciente para uma unidade hospitalar onde tenha cirurgião vascular de plantão, para que se realize a correção da lesão no tempo adequado. Durante este período devem-se realizar medidas como:

  • Compressão do local da ferida.
  • Elevação do membro lesado.
  • Não utilizar torniquetes. O uso de torniquetes deve ser evitado (oclui a circulação venosa; circulação colateral etc); no entanto quando os recursos materiais e humanos forem mínimos e a compressão externa ineficaz, um torniquete bem aplicado pode preservar a vida.
  • Não remover agentes lesivos empalados (por exemplo faca, caco de vidro etc) pois estes devem ser removidos somente na sala de operação, eventualmente após avaliação angiográfica pré-operatória, pelo risco de desencadearem uma hemorragia potencialmente fatal.

Qual a importância do tratamento cirúrgico imediato por um cirurgião vascular experiente?

A importância da correção efetiva destas lesões favorece a reabilitação precoce destes pacientes. Já as lesões não corrigidas de forma eficaz podem levar a sérias complicações, desde limitações funcionais até a perda do membro.

Veja também

  • Células tronco e isquemia crítica

    Uso de células tronco para isquemia crítica A isquemia crítica é uma forma de doença vascular periférica que é definida como sendo o fluxo arterial insuficiente para manter as funções normais dos tecidos. Têm uma incidência de 300 casos por milhões de habitante por ano e apesar dos tratamentos atualmente…

    Continuar lendo
  • Pé diabético

    Qual a importância do diabetes? É uma epidemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2025 teremos cerca de 300 milhões de pessoas com a doença, a maioria em países pobres, gerando um gasto de mais ou menos 10% do orçamento da saúde pública para o seu tratamento. O que é pé-diabético? O…

    Continuar lendo
  • Traumatismo Vascular

    O que é traumatismo vascular? O traumatismo vascular é a destruição dos vasos sangüíneos que nutrem importantes áreas do organismo. Esta perda de integridade interrompe abruptamente o suprimento de oxigênio para os tecidos, carreado pelo sangue, levando à morte dos mesmos. Quais as causas? A violência…

    Continuar lendo
  • Insuficiência Vascular Cerebral

    Qual a relação das artérias carótidas (do pescoço) com a insuficiência vascular cerebral? As artérias carótidas são responsáveis pelo suprimento sanguíneo cerebral, e, quando acometidas por uma placa aterosclerótica ("placa de gordura"), podem determinar manifestações de isquemia cerebral, seja pela…

    Continuar lendo

NEWSLETTER | Cadastre-se para receber nossas publicações.