Doenças Vasculares
Orientação para pacientes com varizes
- Evitar ficar de pé ou sentado por mais de uma hora. Movimentar-se, pois os exercícios melhoram a circulação das pernas.
- Quando as pernas estiverem inchadas, mantê-las elevadas durante a noite com um calço sob os pés da cama. Colocar travesseiro embaixo dos pés.
- Não submeter o corpo à exposição prolongada de temperaturas elevadas tipo sauna, sessões de bronzeamento, banhos quentes demorados, porque também provocam uma maior dilatação dos vasos.
- Não usar vestes que dificultem o retorno venoso.
- Os sapatos sem saltos ou de saltos demasiadamente altos são desaconselháveis --> impedem a ação da bomba da panturrilha.
- Combater a obesidade.
- Manter uma dieta equilibrada, controlando o excesso de sal, condimentos e frituras.
- Controlar outras doenças concomitantes como por exemplo diabetes e hipertensão.
- Fazer breves repousos com os membros inferiores elevados.
- Corrigir alterações do aparelho locomotor (artrose, rigidez da articulação etc.).
- Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a marcha e esportes como natação e o ciclismo são recomendáveis. Evitar: esportes que exijam movimentos bruscos ou de esforço estático como halterofilismo.
- Manter higiene dos pés, evitando traumas e micoses, que constituem porta de entrada para bactérias.
- No calor aumentar a ingestão de água e líquidos.
- Anticoncepcionais e outros medicamentos só devem ser tomados sob prescrição médica.
- Use meia elástica conforme a orientação de seu Médico Cirurgião Vascular.
Cirurgia de varizes
Vou ficar com a perna cheia de cicatrizes?
Não. As varizes e microvarizes são retiradas por orifícios de 1 milímetro feitos na pele. Os cuidados durante e depois da cirurgia garantem uma boa cicatrização e a eliminação das marcas.
Quanto tempo tenho para ficar em repouco após a cirurgia?
Varia de um dia (pequenas áreas da perna, tratadas na própria clínica com anestesia local) a quatro semanas. Por exemplo, cirurgias grandes sem a retirada de veias safenas requerem poucos dias de repouso. Em casos complexos, de veias de grosso calibre, recomenda-se de duas a quatro semanas.
O pós-operatório é doloroso?
Geralmente não. Este tipo de cirurgia evoluiu muito nas últimas três décadas. Cortes, pinçamentos de veias e pontos foram substituídos por pequenas perfurações na pele, "pesca" das veias com agulhas de crochê e fitas adesivas, respectivamente. Desta forma a agressão é mínima.
Por onde vai passar o sangue que está circulando após a cirurgia?
As veias varicosas não funcionam corretamente e fazem com que o sangue circule no sentido errado. Quando essas veias são retiradas, a circulação vai melhorar. O sangue vai circular pelas outras veias.
É uma cirurgia de alto risco?
É um dos procedimentos cirúrgicos de menor risco. Vários aparelhos automáticos - obrigatórios por lei - monitoram os dados vitais do paciente durante a cirurgia e detectam precocemente qualquer alteração.
Que tipo de anestesia é feita para uma cirurgia de varizes?
Algumas pequenas veias podem ser extirpadas sob anestesia local. Cirurgias maiores requerem anestesia mais ampla, geralmente peridural ou raquianestesia. Em ambos os casos, pode-se associar uma sedação, visando maior tranqüilidade e conforto do paciente.
Tenho medo de anestesia, o que posso fazer para amenisá-lo?
Uma consulta com um anestesiologista (ou anestesista) é um bom começo. Este médico especialista poderá explicar sobre as diferentes técnicas e toda a tecnologia disponível para sua segurança. É ele quem cuidará de você durante toda a cirurgia e por algum tempo depois dela. Faça perguntas, tire suas dúvidas!
Como a tecnologia pode ajudar na segurança da anestesia?
Monitores de sinais vitais: aparelhos computadorizados que permite a avaliação da onda de eletrocardiograma, freqüência cardíaca, pressão arterial, pulso, oxigenação, temperatura corpórea, e até a concentração do ar carbônico exalado.
Orientação de pós-operatório de cirurgia de varizes
No Hospital: Assim que estiver recuperado da anestesia (acordado/movimentando as pernas), se desejar, poderá levantar-se com o auxílio da enfermagem, para ir ao banheiro.
Em Casa: Se a residência tem escadas não há nenhum problema em subi-las devagar. Procurar ficar um pouco mais em repouso nos 2 primeiros dias após a cirurgia: deitado ou sentado com apoio sob as pernas. Apesar disso, você está liberado para movimentar-se pela casa, ir ao banheiro, fazer refeições, atender ao telefone, etc. e deve andar de 10 a 15 minutos cada 1 hora. Depois, a medida que se sentir bem este tempo pode ir sendo aumentado progressivamente.
- Dieta livre.
- Não molhar as faixas. Retirá-las após 3 dias da cirurgia e após usar meia elástica.
- Após a retirada das Faixas os banhos podem ser normais. Não retirar os micropores.
- Em caso de dor pode ser utilizados analgésicos comuns prescritos.
- Sol: evitar exposição (praia, piscina, etc.) durante 30 dias.
- Primeira revisão pós operatória: Você retornará ao consultório para retirar os curativos e os pontos 5 ou 7 dias após a cirurgia.
Situações normais:
- a) Sensação de peso nas pernas quando anda;
- b) Pequenos "caroços" serão sentidos ao passar o creme ou o gel.
- c) Perda de sensibilidade em alguns pontos da perna. Mais comum quando a safena é retirada;
- d) Edema ("inchaço") quando começar a ficar mais tempo em pé.
- e) Fazer contato telefônico com o cirurgião ou procurar o Hospital onde a cirurgia foi realizada em caso de febre, áreas avermelhadas ou inchaços exagerados.
Veja também
-
Pé diabético
Qual a importância do diabetes? É uma epidemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2025 teremos cerca de 300 milhões de pessoas com a doença, a maioria em países pobres, gerando um gasto de mais ou menos 10% do orçamento da saúde pública para o seu tratamento. O que é pé-diabético? O…
Continuar lendo -
Aneurisma Arterial
O que é aneurisma arterial? Aneurisma arterial é uma dilatação permanente, localizada de uma artéria tendo pelo menos 50% de aumento, comparado ao diâmetro normal. Qual a sua importância? O aneurisma arterial acomete 5% dos homens acima dos 55 anos e afeta em menor proporção as mulheres (8 homens para…
Continuar lendo -
Doenças do sistema linfático
O que são vasos linfáticos e qual a sua função? Os linfáticos são pequenos vasos, com menos de 3mm de diâmetro, cuja função é transportar linfa pelos gânglios (também conhecidos como linfonodos). Uma das principais funções do sistema linfático é de "transportar" as proteínas, outras substâncias e líquidos…
Continuar lendo -
Perguntas e Respostas sobre Varizes
O que são veias varicosas? Artérias trazem sangue rico em oxigênio de seu coração para o resto de seu corpo. Veias devolvem sangue pobre em oxigênio para seu coração. Você tem 3 tipos de Veias em suas pernas: 1- Veias superficiais: ficam próximas a sua pele; compreendem também as safenas: magna (ou…
Continuar lendo